5 de outubro de 2015

Comportamento - A dependência excessiva do telefone móvel e da internet originou uma nova doença: saiba qual é!




A correria, aliada ao uso desenfreado de novas tecnologias, pode ser sinal de um transtorno da modernidade: a nomofobia. Entenda o que é e confira se você é uma dependente normal de celular e computador ou se precisa procurar ajuda especializada.


Oque é :

" Nomofobia é um nome recente que designa o desconforto ou a angústia causados pela não disponibilidade de comunicação através de aparelhos de telefone celular ou computadores", explica a psicóloga Anna Lucia Spear King.
A nomofobia não é uma doença grave ou contagiosa. Segundo a especialista, a intensa dependência ( Todos as pessoas têm uma dependência natural das novas tecnologias, que proporcionam conforto e segurança, e não representam uma patologia.)do celular ou da internet surge como um sinal de outros possíveis transtornos que a pessoa pode apresentar.

Sintomas:

Os sintomas mais comuns da nomofobia são ansiedade, nervosismo e angústia. " O indivíduo que não sai de casa sem o celular por medo de passar mal na rua e não ter como imediatamente ligar para alguém de confiança tem uma dependência que pode estar escondendo um transtorno de ansiedade ", relata a psicóloga.
Outro indício do distúrbio está relacionado à internet. " O jovem depende da internet para se relacionar com alguém por trás da tela , não conseguindo enfrentar essa situação pessoalmente, pode estar encobrindo uma fobia social", complementa.

Tratamento

Depois de diagnosticada a nomofobia, o tratamento mais indicado está relacionado a outros cuidados comuns aos transtornos de ansiedade e fobias em geral: é a terapia cognitivo-comportamental. " É uma terapia breve(em torno de 16 sessões) que procura trabalhar com o indivíduo em seus aspectos fisiológicos, cognitivos e comportamentais, ou seja, o que ele sente, pensa e como se comporta", diz a especialista.

Prevenção

Ficar atenta ao seu própio comportamento é a melhor forma de evitar o desenvolvimento da nomofobia. O tempo que se passa na frente do computador ou no celular devem ser equilibrados.
" Não podemos nos furtar de utilizar as novas tecnologias e nem abrir mão dos seus benefícios. O importante é utilizá-las com bom-senso", aconselha a psicóloga.

Faça o teste----- VOCÊ É NOMOFÓBICA?










  • Você não sai de casa sem o celular por medo de ficar incomunicável?








  • Você fica angustiada ao perceber que a bateria do seu celular vai acabar e você não tem como carregá-la?









  • Você fica nervosa se está em algum lugar onde seu celular fica sem sinal?









  • Você não sai de casa sem checar a sua caixa de e-mails?








  • Você passa grande parte do seu dia, inclusive quando não está trabalhando, conectada à internet?









  • Você prefere conversar por meio de sites de relacionamento do que pessoalmente?


  • Resultado:

    Se você respondeu "SIM" à maioria das perguntas, fique atenta! Você pode estar viciada em tecnologia.


    FONTE: Consultoria: Anna Lucia Spear King, psicóloga e
    pesquisadora do Laboratório de Pânico e Respiração do Instituto de Psiquiatria da Universidade Federal do Rio de Janeiro. E-mail: annaluciaking@gmail.com




    Nenhum comentário:


    Obrigada pela sua visitinha, volte sempre, beijos no coração!







    Seu Emprego Certo

    O portal que partilha os seus rendimentos

    Solicite sua Revista Gratis

    TOP BLOG

    encantodossonhos@gmail.com

    Novas amizades, bate-papo, namoro e mais diversão com o Badoo!

    Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

    Seguidores

    Livre-se das multas de Trânsitos


    Top30 Brasil - Vote neste site!

    Top30 Brasil